Casa da Provisão


Projetos


Salve Vidas

Através da campanha “Doe Sangue – simples atitude que salva vidas”, em parceria efetivada com o Hemocentro de Belo Horizonte/MG – Hemominas, a Casa da Provisão, incentiva a doação de sangue para reposição e manutenção do estoque de sangue e seus derivados para atendimento à população. Visando concretizar esse trabalho, a Associação desenvolve campanhas de concientização e incentivo à população de Belo Horizonte e região, mediante palestras, cartazes, panfletos informativos e divulgação junto aos meios de comunicação disponibilizados por parceiros (televisão e rádio), quanto à importância de doar sangue para salvar vidas. O resultado vem se mostrando satisfatório, pois, desde o início das campanhas realizadas pela Casa da Provisão, o Hemominas vem registrando aumento significativo de doadores no Hemocentro.


Projeto Institucional

Objetiva promoção e execução de ações de apoio à instituições e/ou entidades localizadas no município de Belo Horizonte e região metropolitana, que sejam mantenedoras de prestação de serviços socioassistenciais a segmentos carentes da população. Mediante fornecimento de gêneros de primeira necessidade, a Casa da Provisão trabalha com repasse mensal de suprimentos tais como: kit alimentos, kit higiene/limpeza, roupas, calçados, brinquedos e utilitários diversos; conforme disponibilidade de seu estoque e o número de pessoas atendidas nas referidas instituições. Objetivando a promoção da cidadania, também patrocina eventos culturais realizados nas entidades. A prioridade da Associação é atender Instituições que comprovem escassez de recursos para a manutenção do trabalho. Atualmente, a Casa da Provisão, atende 120 (cento e vinte) instituições, que são cadastradas e mensalmente beneficiadas, localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana. A Associação tem hoje uma lista de espera, contendo um número significativo de entidades aguardando atendimento .


Natal Feliz

O público alvo deste projeto é a criança carente. Neste sentido, o serviço objetiva, em parceria com o Projeto Social Papai Noel dos Correios/MG, angariar brinquedos para repasse às creches cadastradas e beneficiadas pela Casa da Provisão, e distribuição posterior às crianças durante as Festas Natalinas realizadas nestas instituições. Também visa, realizar os “sonhos de Natal” de crianças carentes que pedem alimentos, brinquedos, e material escolar, dentre outros, ao Papai Noel, mediante cartas endereçadas aos correios. Quando do recebimento de cartas para este fim, a Casa da Provisão as repassa aos colaboradores que compram e enviam o pedido das crianças para a agência dos Correios mais próxima, que se encarrega de entregá-los.


Programa de Prestação de Serviços à Comunidade

A Prestação de Serviços à Comunidade é uma das seis medidas sócioeducativas, previstas no Artigo 117 do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei Federal 8069/90, destinadas aos jovens que praticaram algum ato infracional. A medida é determinada, após o devido processo legal, pelo Juizado da Infância e Juventude e consiste na realização de tarefas gratuitas junto a entidades assistenciais e outros estabelecimentos congêneres de cunho social. O jovem deve prestar serviços comunitários de interesse geral, respeitando-se o tempo e prazo determinado judicialmente. Mediante parceria firmada com o programa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/MG, a Associação Beneficente Casa da Provisão, acolhe adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, encaminhados pelo Programa, visando contribuir para a inclusão desses jovens na comunidade. Desse modo, a Casa da Provisão promove a cidadania dessas pessoas, garantindo a elas o aspecto de proteção, segurança e valorização da vida. Ao concorrer para a inclusão social de beneficiados pelo Programa da Prefeitura, a Casa da Provisão cumpre a função social que lhe cabe.


Programa de Apoio às Penas Alternativas (CEAPA)

O Programa Ceapa, é uma ação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS) de Minas Gerais, vinculado à Superintendência de Prevenção à Criminalidade (Spec) e em atividade desde agosto de 2002. Tem como objetivo, o apoio e acompanhamento às penas e medidas alternativas no Estado de Minas Gerais, buscando a inclusão social como política de prevenção à reincidência criminal. A pessoa é encaminhada pelo Judiciário ao Programa Ceapa, que acolhe, orienta e posteriormente encaminha o beneficiado pela medida alternativa, para a prestação de serviços à comunidade. Desde o ano de 2007 e mediante parceria firmada com o Programa, a Associação Beneficente Casa da Provisão, acolhe pessoas com penas ou medidas educativas a cumprir, advindas do Ceapa, visando contribuir para a inclusão da pessoa na comunidade. Dessa forma, a Casa da Provisão trabalha para a promoção da cidadania e a inclusão social das pessoas beneficiadas pelo Ceapa/MG, cumprindo assim, importante função social dentro da sociedade.


Institucional

Home

Quem somos

Contato

Localização

Contato

Rua Sebastião Antônio Carlos, 1.401

Bandeirantes - Pampulha - BH/MG

(31) 3452-4374 | (31) 3450-1829

contato@casadaprovisao.com.br